sábado, 7 de abril de 2007

Páscoa

É a mais importante festa da cristandade, em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, antes de ela assumir este caráter, os judeus utilizavam a data para relembrar a travessia do mar Vermelho e a libertação de um longo período de escravidão no Egito. Hoje, o chamado Pessach judaico é celebrado em outra época do ano.
A partir da Páscoa, todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (no hemisfério sul). Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval. Na tradição cristã, Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira, mas ressuscitou na madrugada do domingo. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.
No Hemisfério Norte a Páscoa é comemorada no início da primavera e também celebra o fim do inverno, a volta da vida. Segundo o historiador Venerável Bede, do século 8, o próprio nome inglês para a celebração, Easter, deriva de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ambas as palavras representam o renascimento: depois da escuridão, a restauração.

Fonte: Guia dos Curiosos (Visite e saiba mais).

Nenhum comentário: