segunda-feira, 26 de março de 2007

O Tempo Ontem e Hoje


A cerca de 60 anos atrás o tempo parecia correr mais devagar, existia prazer em ficar olhando o fogo, e beber água da mina. Era uma época que parecia mais com a pré-história do que com os dias de hoje.
Devido ao capitalismo o mundo avança em passos cada vez mais largos em direção a modernidade, o mundo hoje é necessário novidades para comprarmos e facilitar nossas vidas. O fogão de lenha e a mina estão obsoletos, e novos paradigmas vão substituindo os que existiam antes.
A tecnologia nos dá conforto, torna a vida mais fácil, porém nos traz felicidade?
A evolução tecnológica parece uma corrida contra o tempo, que é acompanhada pela sede de consumo, necessitamos ter o produto mais moderno para sermos felizes e para fazer parte do nosso “meio ambiente”. E a cada estação temos que nos desfazer dos nossos bens para ter outros, cada vez mais modernos, que estão na moda. Isso pode ser uma faca de dois gumes, e quando não é bem administrado pode nos trazer infelicidade, a sensação que estamos sempre atrás de algo que nunca iremos alcançar, pois isso nos traz a falsa impressão que o tempo passa mais rápido e nos privamos de prazeres simples que a vida pode nos proporcionar.
O fogão de lenha que faz a comida, a mina d’água que mata a sede depois de um dia árduo de trabalho, a vida levada de maneira mais tranqüila e mais lenta, e principalmente todo o esforço para conseguirmos as coisas traziam uma sensação de felicidade que não conseguimos sentir nos dias de hoje ao ligar um fogão, ao abrir uma torneira. Está tudo pronto para o consumo, não é preciso esforço, nem criação.
Apesar do dinamismo da modernidade tecnológica de hoje ainda podemos ver a curiosidade e o fascínio de uma criança a observar uma fogueira, isso nos dá a certeza que nem tudo está perdido, que pode haver esperança no que está dentro de nós, transparente na pureza das crianças ao admirar coisas simples, e possa ser revivido em felicidade, apesar de todo.
Não sejamos contra a tecnologia, pois ela nos dá conforto, nos poupa tempo, e este tempo que sobra, se formos espertos, usaremos para ficar mais tempo olhando o fogo da fogueira e beber a água da fonte.

Nenhum comentário: